quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista com os moradores

* Perguntas.


1) Qual o seu nome?

2) Quantos Anos?
3)Há quanto tempo mora no Jardim Damasceno?
4) O que acha do bairro?
5) O que acha que tem que mudar para a melhoria de todos?
6) Uma idéia de um projeto que pode ser feito na comunidade.

* Respostas

1º entrevistado=
1)Carlos Henrique Neiva Sales
2) 17
3) 17 anos
4) Bom
5) Mais segurança
6) Um projeto contra as drogas, pois muitos garotos na faixa de 12 á 15 anos estão ja estao nesse mundo.

2º Entrevistado=
1) Viviane Neiva Sales
2) 25
3) 25
4) Um Bairro esquecido pela prefeitura.
5) Saneamento Basico.
6) Um Posto de Saude

3º Entrevistado =
1) Sueli Silva Neiva
2) 47
3) 40
4) Melhor do que alguns ano atras.
5) Tirar as casas envadidas. 
6) Um hospital e uma base policial.



terça-feira, 20 de março de 2012

Moradores do Jardim Damasceno elogiam obras da Prefeitura e agradecem a chegada do Pólos de Brincar


A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realizou uma operação de zeladoria na Praça do Parque Linear do Canivete, no Jardim Damasceno, local que receberá, a partir deste domongo (18/3), as atrações do “Pólos de Brincar”.
Na última quinta feira (15/3) a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia realizou uma operação de zeladoria na Praça do Parque Linear do Canivete, no Jardim Damasceno, na Brasilândia. Por lá, vai ocorrer a partir deste domingo (18/3), até o fim do ano, o programa Pólos de Brincar, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Subprefeitura.
“Muito boa essa reforma! Meu marido nunca acreditou que pudesse ver esta praça tão bonita desse jeito. Estou muito satisfeita, porque ele conseguiu ver isso antes de morrer”, contou a aposentada Anerzia Moreira dos Santos, de 72 anos, que estava ao lado de seus netos.


http://correiodobrasil.com.br/moradores-do-jardim-damasceno-elogiam-obras-da-prefeitura-e-agradecem-a-chegada-do-polos-de-brincar/407669/

quinta-feira, 15 de março de 2012

Direitos Sociais e do Consumidor


                 
A lei é para todos, inclusive no que diz respeito aos direitos dos consumidores. Seja ele em lojas físicas ou online, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) age da mesma forma. Confira abaixo, alguns dos direitos básicos dos consumidores, segundo o ARTIGO 6° do CDC:


18 - Pena de morte: É vedada; só é admitida no caso de guerra externa declarada, nos termos do art. 84, XIX (art. 5º, XLVII, a).


19 - Eutanásia: É vedado pela Constituição; o desinteresse do indivíduo pela própria vida não exclui estada tutela; o Estado continua a protegê-la como valor social e este interesse superior torna inválido o consentimento do particular para que dela o privem.





20 - Aborto: A Constituição não enfrentou diretamente o tema, mas parece inadmitir o abortamento; devendo o assunto ser decidido pela legislação ordinária, especialmente a penal.


37 -  Estado Democrático: Se funda no princípio da soberania popular, que impõe a participação efetiva e operante do povo na coisa pública, participação que não se exaure, na simples formação das instituições representativas, que constituem em estágio da evolução do Estado Democrático, mas não o seu completo desenvolvimento; visa, assim, a realizar o princípio democrático como garantia real dos direitos fundamentais da pessoa humana


79- Direito de greve: A Constituição assegurou o direito de greve, por si própria (art. 9º); não o subordinou a eventual previsão em lei;


Greve é o exercício de um poder de fato dos trabalhadores com o fim de realizar um abstenção coletiva do trabalho subordinado.


89 - Direito à educação: O art. 205 contém uma declaração fundamental, que combinada com o art. 6º, eleva e educação ao nível dos direitos fundamentais do homem; aí se afirma que a educação é direito de todos, realçando lhe o valor jurídico, com a cláusula a educação é dever do Estado e da família (art. 205 e227).


90 - Direito à cultura: Os direitos culturais são: a) direito de  criação cultural; b) direito de acesso às fontes da cultura nacional; c) direito de difusão da cultura; d) liberdade de formas de expressão cultural; e)liberdade de manifestações culturais; f) direito-dever estatal de formação de patrimônio cultural e de proteção dos bens de cultura, que, assim, ficam sujeitos a um regime jurídico especial, como forma de propriedade de interesse público (215 e 216).


91 - Direito ao lazer: A Constituição menciona o lazer apenas no art. 6º e faz ligeira referência no art. 227,e nada mais diz sobre esse direito social; como visto, ele está muito associado aos direitos dos trabalhadores relativos ao repouso.


O art. 225 estatui que, todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.


93 - Proteção à maternidade e à infância: Está prevista no art. 6º como espécie de direito social, mas seu conteúdo há de ser buscado em mais de um dos capítulos da ordem social, onde aparece com aspectos do direito de previdência social, de assistência social e no capítulo da família, da criança, do adolescente e do idoso (art. 227), sendo de ter cuidado para não confundir o direito individual da criança, com seu direito.


http://pt.scribd.com/doc/51238195/43/DIREITOS-SOCIAIS-DO-HOMEM-CONSUMIDOR

segunda-feira, 12 de março de 2012

Um bairro melhor = Novo Jardim Damasceno



O Futuro do Jardim Damasceno. Com áreas recreativas para as crianças, áreas de saúde, sua casa e muito mais.
Nosso objetivo é o futuro de cada um do Jardim Damasceno.
Melhorar cada dia um pouco com a ajuda de tudos.

CEI Jardim Damasceno realiza baile dos animais

O carnaval do Centro de Educação Infantil Jardim Damasceno em 2011 contou com o tradicional Baile dos Animais, em que todas as crianças do equipamento usaram máscaras e se divertiram bastante. De acordo com a diretora da unidade, Leila Ferreira, as crianças se comportaram, feito gente grande, brincaram com responsabilidade, rasgaram confetes e serpentinas, em um dia de grande animação. 
No baile de carnaval, as crianças usaram fantasias de animais


No carnaval, as educadoras explicaram para as crianças o real significado de carnaval e como se deve brincar durante a festa.

"Fôlego é o que não faltou para ouvir, cantar e dançar músicas de carnaval, com todos os colaboradores também se envolvendo na festa. Aproveitamos para comemorar também os aniversariantes dos meses de fevereiro e março", explica.


http://www.saocamilosocial.com/materias/materia102.html

Senhor Quintino preserva a "cachoeira da onça"

A Brasilândia filmes foi conhecer  no Jardim Damasceno o  trabalho do Senhor Quintino um líder comunitário que promove mutirões da limpeza na Cantareira, no momento ele  esta lutando pela preservação da” cachoeira da onça” localizada ao lado da Sabesp.
Cachoeira ésta que se encontra em total degradação muito lixo, resíduos químicos e esgoto. O que vemos ali é o descaso do homem com a natureza, pois ali já foi lugar de se banhar e pescar é o que conta os moradores. 





"Não vai sobrar raiz nem ramo de tudo isso"

Também na zona norte, no Jardim Damasceno, outro ex-aterro virou uma favela. Depois de receber 187 mil toneladas de lixo em 1975, o local virou uma quadra de lazer, mas foi invadido menos de dez anos depois e ocupado por casas de alvenaria que custam hoje cerca de R$ 500.
"Quando os ônibus ou caminhões descem a rua, minha casa balança. Deve ser por causa do lixo embaixo da terra", diz o sucateiro Jorge Siqueira Gerardi, 39, que mora há 27 anos no terreno ao lado de onde funcionava o lixão. Ele conta que não pôde cavar dois metros de fossa por causa do "perigo com o gás do lixo".




Enchente.

Mulher caiu em uma galeria pluvial durante a forte chuva que atingiu São Paulo. Até as 10 horas, a vítima ainda não tinha sido encontrada.






http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,bombeiros-retomam-buscas-por-mulher-que-desapareceu-em-sp,497492,0.htm

quinta-feira, 8 de março de 2012

Kassab visita Parque Linear do Canivete, no Jd. Damasceno

A obra já fez o principal: retirar 600 famílias que moravam em situação de extremo risco. Agora vem a parte do saneamento e do paisagismo, que inclui lazer para a comunidade que vive junto ao córrego do Canivete, que nasce na serra da Cantareira. Nesse ponto do Jardim Damasceno o Canivete se une ao córrego do Bananal, onde está previsto o futuro Parque Linear do Bananal, sem prazo definido para início de obras.


Veja mais no Link: http://www.recanta.org.br/kassab_pq_linear_canivete.html


(Fonte: ZN na Linha) 

Parque Linear Canivete

Localização: Jardim Damasceno, Brasilândia. Parcerias: SEHAB, SVMA, Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia.
Projeto: HABI-SEHAB e SVMA Obra: HABI–SEHAB, Programa de Urbanização de Favelas.Área de intervenção: 60.000 m²Extensão do córrego recuperado: 1 km Calçadas arborizadas: 2 km.Equipamentos previstos: Quadra poliesportiva, playgrounds, caminhos, gramados, áreas de estar e pista de skate. Paisagismo: Predominantemente arborização (300 árvores entre nativas e exóticas) e gramado

Iniciada em março de 2008, com parceria entre as Secretarias da Habitação e Desenvolvimento Urbano e do Verde e do Meio Ambiente e a Subprefeitura de Freguesia do Ó/Brasilândia, a implantação do Parque Linear Canivete, no Jardim Damasceno, região da Cantareira, prevê a recuperação de um quilômetro do córrego Canivete (afluente do Bananal que segue Cabuçu de Baixo, que desemboca no Tietê) e de suas margens. Além dos serviços de proteção das margens com gabião, de readequação do sistema de esgoto e de iluminação pública, de pavimentação das ruas e construção de passeios e calçadas e plantio de árvores, a obra inclui ainda a estabilização dos taludes da encosta e a continuação das calçadas da Avenida Deputado Cantídio Sampaio. 

Bairro vai ganhar parque linear!

Licitação feita, projeto do parque concluído, mais de 70% das habitações irregulares removidas e a ordem de início das obras já foi dada. O bairro Jardim Damasceno, localizado na base da Serra da Cantareira terá um local de lazer para os moradores, todos extremamente carentes. Toda a área irregularmente ocupada ao longo do Córrego do Canivete será removida. São 529 domicílios cadastrados por Habi Norte, cuja área será incorporada à criação do parque, que se estenderá também para as redondezas da área verde ainda remanescente, onde parte do terreno foi usada para construção de um conjunto habitacional. Criado e protegido por lei, salvo de futuras invasões, com projeto paisagístico que valoriza as árvores exemplares da região, o Parque Linear do Córrego do Canivete recebeu recursos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, mais uma parceria muito benéfica para São Paulo. Das 529 famílias que ocupavam a área, 80 foram morar em apartamentos da CDHU, outra parceria com ótimos resultados; como o contrato prevê construção de UHs, 240 serão construídas no City Jaraguá e o restante receberá verba de apoio. A região receberá também as obras de canalização dos cerca de 600 metros do Córrego Canivete e o alargamento da Av. Cantídio Sampaio, que dará expressiva melhoria à malha viária do bairro. 


http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=614915

Palestra sobre os benefícios da arborização

Uma palestra sobre os benefícios da arborização foi realizada na sede da Associação dos Moradores do Jardim Damasceno, na região norte de São Paulo. A palestra, intitulada “Árvore: um Ser Vivo” e ministrada pela bióloga Edna Antonia da Silva, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, expôs as inúmeras vantagens do plantio e manutenção de árvores para a saúde e o bem-estar humanos.
A palestrante explicou que a importância dos ambientes arborizados vai além daquilo que é ensinado na escola: “Por que precisamos das árvores? Só pela fotossíntese? Não. Só pela beleza? Também não”, disse. Segundo Edna, as árvores retém a poeira em suas copas, atenuam a poluição sonora, servem como quebra-ventos, diminuem a temperatura ambiente em até 10⁰C e, além disso, valorizam a região onde foram plantadas.
Ao fim da palestra, o biólogo e educador ambiental Edmarques Zanotti falou sobre a experiência da criação do Parque Linear na Brasilândia, próximo ao local onde ocorreu o encontro, que contribuiu para a rearborização da região e evitou o assoreamento do córrego. Participaram do evento moradores de Jardim Damasceno e ACSs da UBS Silmarya, dentre eles Ana Paula
Baltazar e Edlaine Pereira de Araújo, educadoras do Projeto Saci. Os assuntos apresentados e discutidos têm uma forte ligação com o escopo deste projeto, que visa transformar crianças e adolescentes em agentes ambientais mirins através de capacitações em meio ambiente e saúde.




Idealização: Assoc. de Moradores dos moradores da zn. e adj.     
Local do evento: Assoc. de Moradores dos moradores da zn. e adj.
Colaboração: DGD Norte I/Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Assoc. de Moradores do Jd. Damasceno .
UBS Sylmaria Jardim carombe Projeto: S.A.C.I

http://amzna.webnode.com.br/meio-ambiente/

Subprefeitura Freguesia/Brasilância planeja ações para conter ponto de descarte de lixo no bairro!

Uma "montanha" de lixo e entulho. Esta foi a situação encontrada em uma área localizada no Jardim Damasceno (27/28). A quantidade excessiva de material irregular foi localizada pela equipe da Sub prefeitura Freguesia/Brasilândia durante as localizações realizadas na região. O subprefeito Valdir Suzano disse à repotagem da AGZN que se trata de uma área utilizada por caçambeiros irregulares que descartam o material durante à noite. Segundo ele, estão sendo tomadas as providências para coibir este tipo de ação na região e, paralelamente, comentou o programa "Lixo no Lixo", desenvolvido nas escolas, e da operação de recolhimento de pneus na região.
De acordo com a Subprefeitura Freguesia/Brasilância, foi constatado que o material descartado em uma área do Jardim Damasceno era depositado por caçambeiros irregulares durante a madrugada. "Foi realizada uma ação da Polícia Civil, da Delegacia Ambiental e foram apreendidos alguns caçambeiros que faziam esse descarte", disse o subprefeito Valdir Suzano. "Isso nos deu mais respaldo nas ações administrativas relativas às posturas municipais, ou seja, procurar dificultar o acesso de caçambeiros irregulares que, não tendo o lugar onde depositar o seu material procuram pontos proibidos pela Prefeitura. Então nós estamos estabelecendo várias ações para dificultar cada vez mais, e obviamente uma hora isso vai ter que parar porque todos nós estamos empenhados para resolver o problema", ressaltou.
Paralelamente às ações voltadas ao combate do descarte irregular, a subprefeitura tem fiscalizado os grandes geradores de resíduos. Também vem desenvolvendoum programa nas escolas denominados "Lixo no lixo", em que são explicadas para as crianças a importância de descartar o lixo no lugar certo e quais são as consequências de jogá-los nas ruas e nos córregos.
"Além de deixarem a cidade feia, acumulam água e facilitam a procriação do mosquito da dengue. E também podem ser arrastados e provocar enchentes. E, se forem queimados, causaram enorme prejuízo para o meio ambiente", comentou Suzano.

O que é Ecologia?

Ecologia é o científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego"oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.






(Fonte - Wikipedia.com)

O que é o Meio Ambiente?

meio ambiente, é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.








O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
(Fonte: Wikipedia.com)

Jardim Damasceno

Jardim Damasceno é um bairro residencial localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, pertencente a regional da Freguesia do Ó/Brasilândia.
É o bairro do rapper "Sr. Gente Fina Negrút's", presidente da Associação Brasileira de Hip Hop. Fica localizado às margens da Serra da Cantareira com acesso pela Avenida Deputado Cantídio Sampaio.








Bairro de São Paulo São Paulo City flag.svg
Dia Oficial:27 de janeiro
Distrito:Brasilândia
Subprefeitura:Freguesia do Ó
Região Administrativa:Noroeste












(Fonte: Wikipedia.com)